terça-feira, 30 de julho de 2013

7 anos de prisão e 600 chicotadas...

Arábia Saudita condena activista dos direitos humanos a sete anos de prisão e 600 chicotadas


Raef Badawi, de 35 anos, estava detido desde Junho do ano passado.
                                        
Um tribunal saudita condenou nesta segunda-feira um activista dos direitos humanos a sete anos de prisão e 600 chicotadas por ter criado uma fórum online "liberal" e por insultos ao Islão.
"Raef Badawi foi condenado a sete anos na prisão e 600 chicotadas” escreveu no Twitter o advogado de defesa, Waleed Abualkhair, acrescentando que o juiz ordenou o encerramento do site Rede Liberal Saudita. O advogado afirmou que Badawi, co-fundador do site, foi acusado de criticar a política religiosa e de apelar à “liberalização religiosa”.
 
Em Dezembro, um juiz tinha também remetido Badawi para um tribunal superior por renúncia à crença religiosa, um crime que pode levar à pena de morte na Arábia Saudita, mas as autoridades desistiram da acusação.
 
Badawi, de 35 anos, foi detido em Junho do ano passado por razões então desconhecidas. A rede que fundou com a activista dos direitos das mulheres Suad al-Shammari anunciou a 7 de Maio de 2012 um “dia de liberalismo” naquele reino muçulmano, pedindo o fim da influência da religião na vida pública da Arábia Saudita.
 
Este não é o primeiro caso em que as autoridades actuam por causa de actividades na Internet. Em Fevereiro do ano passado, um blogger saudita que estava na Malásia acabou deportado e está detido sob acusações de blasfémia, por ter publicado no Twitter comentários considerados insultuosos para o profeta Maomé.
 
in PUBLICO, por

Sem comentários: