sexta-feira, 22 de março de 2013

Oscar Lopes


Seu filho, Sergio Lopes,  acaba de nos comunicar o falecimento de seu pai, Oscar Lopes,
esta tarde.

O corpo estará até amanhã exposto na Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, em frente do café Garça Real, na Praça D.João I .

Sábado, ás 15 horas , haverá uma pequena cerimónia, com uma intervenção de um membro do PCP e  outra a cargo da Prof. Doutora Isabel Pires de Lima,  finda a qual o corpo seguirá para o crematório do cemitério de Matozinhos

 
Breve Nota Biográfica


 









Oscar Lopes (1917 – 2013)
 Licenciou-se em Filologia Clássica, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e em Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Foi professor efectivo do Liceu Nacional de Vila Real e dos liceus Alexandre Herculano e Rodrigues de Freitas, do Porto. Em 1975 ingressou, como professor catedrático, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde se jubilou.
Militante do Partido Comunista Português, fez parte do seu Comité Central.
Crítico literário, publicou uma vasta colaboração em diversos jornais e revistas, onde se destacam a Seara Nova, a Vértice, o Mundo Literário, o Colóquio/Letras e o suplemento literário de O Comércio do Porto.
Pelos seus trabalhos de ensaio e crítica recebeu o prémio Rodrigues Sampaio da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto e o prémio Jacinto do Prado Coelho (1985), instituido pelo Centro Português da Associação Internacional de Críticos Literários.

 Na Universidade do Porto desempenhou, entre outros cargos, o de vice-reitor da Universidade (1974-1975) e o de director da Faculdade de Letras (1974-1976).
Recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, em 1989, e a Ordem da Liberdade, em 2006.
É autor de dezenas de obras no domínio da linguística e da literatura, de que destacamos:
 na  Linguística
- Gramática simbólica do português. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2.ª ed., corrigida, 1972.

 - Entre a palavra e o discurso: Estudos de Linguística (1977-1993). Porto, Campo das Letras, 2005.
na Literatura e crítica literária
-  História da Literatura Portuguesa (com António José Saraiva).

-  Antero de Quental: Vida e Legado de Uma Utopia. Lisboa, Editorial Caminho, 1983.
-  Os Sinais e os Sentidos: Literatura Portuguesa do Século XX. Lisboa, Editorial Caminho, 1986.

- Entre Fialho e Nemésio: Estudos de Literatura Portuguesa Contemporânea. 2 vols., Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1987.

Sem comentários: