quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Wislawa Szymborska (1923 - 2012)


Despedida da paisagem

Não guardo rancor à Primavera
por de novo ter chegado.
Não a recrimino
por todos os anos
cumprir o seu dever.

Entendo que a minha tristeza
não detenha a vegetação.
Se uma erva vacilar,
fá-lo-á apenas com o vento.

Não me causa dor
que os amieiros junto à água
tenham novamente com o que silvar.

Estou ciente de que
a margem daquele lago
permanece bonita
como se ainda vivesses.

Não guardo ressentimento
à paisagem por oferecer vista
para a baía radiante com o sol.

Consigo até imaginar
que outros e não nós
estejam agora sentados
no tronco da bétula tombada.

Respeito o seu direito
ao sussurro, ao riso
e ao silêncio feliz.

Presumo até que
os una o amor
e que ele a abrace
com o seu braço vivo.

Algo novo, de pássaro,
murmureja nos juncais.
Sinceramente lhes desejo
que o ouçam.

Não reclamo nenhuma mudança
das ondas costeiras,
sejam indolentes, sejam ligeiras
e não a mim obedientes.

Nada exijo
do lago junto ao bosque,
ora esmeralda,
ora safira,
ora negro.

Numa coisa discordo.
No meu retorno lá.
O privilégio da presença -
prescindo dele.

Sobrevivi-te o suficiente
e apenas o suficiente
para pensar de longe.

(tradução de Elzbieta Milewska e Sérgio das Neves, em Alguns gostam de poesia, ed. Cavalo de Ferro; poema original de Fim e Princípio)

Sem comentários: